Escoriação na pele

Muitos adeptos dos esportes outdoors não dão muita bola para as escoriações que acabam ganhando na praia ou em trilhas. No entanto, estas escoriações podem ser a causa de manchas muito feias e resistentes no futuro.

Muitos adeptos dos esportes outdoors não dão muita bola para as escoriações que acabam ganhando na praia ou em trilhas. No entanto, estas escoriações podem ser a causa de manchas muito feias e resistentes no futuro. Dependendo da localização comprometem mesmo o visual. Assim, quando acontecer uma “ralada” durante alguma queda ou escorregão, trate de lavar bem a região com água e um sabonete suave. Retire qualquer corpo estranho (areia, farpas de madeira, etc..) com cuidado para não se ferir ainda mais. Aplique um antisséptico no local e saia do sol! Se for um local fácil de cobrir com uma peça do vestuário, use algo que tenha proteção UV. Caso contrário procure ajuda para fazer um curativo que ajude a cicatrizar e também proteja do sol até que a pele esteja íntegra novamente. Aí é usar bloqueador solar até que a pele volte a ficar normal. Caso contrário você pode ficar com uma “lembrança eterna” do escorregão…

As manchas escuras que acontecem sobre uma escoriação ou queimadura podem ser tratadas com o auxilio de clareadores e de lasers.

Normalmente o tratamento é feito em várias sessões pois as manchas dessa natureza costumam ser muito resistentes. As vezes é necessário o uso de diferentes ponteiras, com alcance de diferentes profundidades para que a mancha seja clareada. Mesmo assim, o sol deve ser evitado na região por longos períodos para que a pele se recomponha sem manchar novamente.