DRA.ELIZABETH BRENDA SMIALOWSKI

Cirurgiã  plástica – CRM-SP 49.976
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Prof. Dra. no Curso de Pós-graducação em Fisioterapia Dermato-funcional, na UNIMEP

Com mais de 25 anos de experiência, a Dra. Elizabeth Brenda Smialowski dedica sua carreira, prioritariamente, às áreas de cirurgias reparadoras e cicatrização de feridas, principalmente ligadas a pacientes com câncer de mama que exigem técnica e atenção especiais durante o tratamento de reconstrução.

Graduada pela Escola Paulista de Medicina, hoje UNIFESP, concluiu sua residência em cirurgia geral e, então, cirurgia plástica. Foi durante a residência que a Dra. Elizabeth iniciou suas pesquisas experimentais e clínicas, já na área de cirurgias reparadoras. Dedicada a buscar soluções clínicas e complementares que potencializassem a recuperação de pacientes em reabilitação, iniciou seus estudos para entender as interações entre o exercício físico e cirurgia plástica reparadora e estética. Desde 2003, leciona no curso de pós-graduação em Fisioterapia Dermato-funcional, da UNIMEP, com foco na área de movimento e cicatrização de tecidos durante o pós-operatório de cirurgias plásticas de qualquer natureza.

Seja durante a residência, mestrado ou doutorado, a cirurgiã manteve alta produção científica, tendo diversos estudos e artigos publicados em renomadas revistas científicas nacionais e internacionais. Recebeu prêmios nas áreas de cirurgia reparadora de mamas e cicatrização de feridas.

Sempre em busca de procedimentos e técnicas novas, investe em trabalhos científicos que refinem inovações em cirurgias plásticas estéticas e pós-ressecção de tumores. Teve participação ativa nas discussões para o estabelecimento de diretrizes e condutas para a investigação de ruptura de próteses de silicone durante o período de proibição do uso de próteses, decretada pela Food and Drug Administration (FDA), a agência regulatória americana. Seus artigos médicos na área apoiaram profissionais em todo o Brasil na conduta com pacientes com próteses rompidas.

Finalizou seu doutorado na Faculdade de Medicina da USP, no segmento de cicatrização. Sua tese, reconhecida com louvor, foi divulgada em publicações médicas internacionais. Dando continuidade a essa linha de estudos, Dra. Elizabeth dedicou-se ao tratamento e reabilitação de pacientes de reconstrução mamárias com linfedema. Hoje, dedica-se a refinar técnicas e procedimentos tanto em cirurgias estéticas dos mais variados tipos, como reparadoras.