LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração é um procedimento consagrado e seguro quando realizado por um médico cirurgião especialista e experiente. O procedimento não substitui alimentação regrada e exercícios físicos, mas é um ótimo aliado para complementar uma série de tratamentos e para lidar com gorduras localizadas que distorcem determinada parte do corpo.

Quem nunca se incomodou com uma gordurinha aqui ou ali? Gorduras localizadas podem sim causar um grande desconforto estético. E trata-las exige uma abordagem multidisciplinar. Isso porque praticar exercícios e ter uma alimentação balanceada ainda é a receita básica para deixar o corpo torneado e com menos acúmulo de gorduras. Por outro lado, há certas gorduras difíceis de perder, dependendo do local do corpo. Por isso, a cirurgia plástica pode ser um ótimo aliado! A lipoaspiração é um procedimento com ótimos resultados para para tratar gorduras localizadas ou complementar detalhes de outras cirurgias.

A lipoaspiração é uma excelente técnica cirúrgica, com resultados muito gratificantes quando bem indicada e realizada para retirar lipodistrofias. Esse é o nome complicado para os acúmulos de gordura que o organismo faz em áreas concentradas, distorcendo o contorno de uma região corporal.

O procedimento permite que se retire a gordura do local com cicatrizes bastante reduzidas externamente. A quantidade de gordura a ser retirada na lipoaspiração não é o único parâmetro a ser avaliado antes da cirurgia: é importante avaliar a superfície corporal que está sendo trabalhada. Durante a consulta, o médico analisa estas áreas e explica ao paciente quais são os recursos e limites de uma cirurgia segura. Respeitar tais limites é se permitir uma boa recuperação e a alegria de obter um resultado favorável e harmonioso.

Após o procedimento, como em qualquer outra cirurgia, o paciente precisará seguir – com disciplina – as orientações médicas. O local de onde se retirou a gordura deve passar por um processo de cicatrização no seu interior, por isso, ele fica inchado, com hematomas e precisa de cuidados específicos.

O uso de cintas para comprimir a área, durante o período pós-cirúrgico, tem a finalidade deixar que o local fique o mais em repouso possível, permitindo a cicatrização dos tecidos de forma mais rápida. O grau de compressão da cinta e seu tempo de uso será estabelecida por seu médico, mas é importante que a cinta tenha uma boa compressão, sem tirar o conforto do paciente. Cintas apertadas demais podem comprometer o bem-estar, sem adicionar qualquer benefício na recuperação da cirurgia.

Sessões de drenagem linfática, realizadas por profissional com habilidades para tratar pacientes em período pós-cirúrgico, também são ótimas para aliviar a retenção de líquido, desobstruir as fibroses e promover uma sensação de bem-estar.