PÁLPEBRAS

Seios bonitos são o sonho de milhões de mulheres que se submetem à cirurgia plástica, para diminuir, aumentar ou corrigir flacidez das mamas. Os procedimentos são seguros e, com avanço das técnicas, as cicatrizes que ficam são pequenas e com aspecto satisfatório. Além da estética, a cirurgia contribui para a autoestima e também para a saúde, já que alguns em alguns casos o excesso de peso das mamas pode provocar dores nas costas e dermatites.

As pálpebras também sofrem com a flacidez dos tecidos, que cria um excedente de pele que permite que bolsas de gordura encubram o olhar.

Pela delicadeza das estruturas e sua importância na função de proteção ocular, as pálpebras exigem intervenções muito precisas. Qualquer retirada excessiva de tecidos pode criar problemas de natureza funcional, prejudicando a lubrificação dos olhos pela lágrima. A retirada de bolsas gordurosas também precisa ser bem medida, para não tornar os olhos encovados.

Devido à sua alta sensibilidade, a cirurgia leva em conta o formato e o posicionamento dos globos oculares em relação às órbitas, além do formato e simetria dos olhos. É comum que haja na mesma pessoa uma diferença de tamanho e posicionamento do globo ocular entre os dois olhos. Há, também, aqueles com deficiências visuais muito marcadas entre os olhos, o que tende a acentuar a assimetria dos olhos.

Assim, é fundamental que se discutam todos os aspectos com o paciente antes da cirurgia, atentando-se a sobras de pele que possam camuflar diferenças e assimetrias. Nesses casos, um pouco de sobra de pele deixada propositadamente pode aliviar a assimetria.

Não há uma idade mínima para se realizar uma cirurgia de pálpebras. Há jovens que já apresentam bolsas proeminentes e pessoas de idade mais avançada, com saúde e vida ativa que podem sofrer com limitações visuais causadas pelo excesso de pele sobre o campo visual. Por isso, independentemente da idade, a cirurgia pode ser realizada, apenas com atenção ao tempo do procedimento e o tipo de anestesia para a condição clínica de cada paciente.

A recuperação é rápida e o resultado muito gratificante. Durante 3 ou 4 dias o aspecto do roxo ao redor das pálpebras pode impressionar a quem vê o paciente, mas todo este aspecto some em menos de uma semana e, após este período, pode-se usar maquiagem e corretivos para camuflar sinais remanescentes desse aspecto.